Reinaldo

O Mundo corre perigo - Rebeldes roubam armas químicas de arsenal de Kadafi

Armas químicas do arsenal do regime de Muammar Kafadi foram roubadas na Líbia e estariam nas mãos de insurgentes rebeldes, de acordo com a imprensa internacional. A quantidade exata de armas roubadas não foi divulgada. 

No entanto, uma fonte do Exército líbio afirmou ao jornal Asharq al-Awsat que "grandes quantidades" foram pegas por rebeldes para serem usadas contra as forças do governo. Os arsenais secretos de Kadafi, morto em 2011, em meio à Primavera Árabe, contêm substâncias como gás mostarda (iperita) e sarin. 

As autoridades temem que as armas caiam nas mãos de extremistas do grupo Estado Islâmico (EI, ex- Isis), que tem avançado sobre a Líbia nos últimos dias e já domina a cidade de Derna. A situação na Líbia já preocupa a Europa, principalmente a Itália, que foi colonizadora do país. O tema da crise líbia e do avanço do EI foi levado esta semana para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, após o Egito iniciar um bombardeio unilateral contra alvos dos extremistas, os quais decapitaram três cristãos egípcios. 

Ontem, três carros-bomba explodiram, provocando a morte de ao menos 47 pessoas e deixando outras 26 feridas na Líbia.
Jornal do Brasil - Internacional - Rebeldes roubam armas químicas de arsenal de Kadafi


Comentários

Questão

Assuntos